logo

Nota de Pesar

13 de novembro de 2025

news


A Federação Paulista de Atletismo (FPA) lamenta profundamente o falecimento de Ivan Bertelli, ex-atleta e treinador, ocorrido na madrugada desta quinta-feira (13/11), aos 69 anos, em decorrência de complicações após uma cirurgia no ombro. Querido por toda a comunidade atlética, Ivan deixa um legado de dedicação, superação e amor ao atletismo brasileiro.


Nascido em 17 de dezembro de 1955, Ivan iniciou sua trajetória esportiva em 1968, no Estádio Lauro Gomes, em São Caetano do Sul, onde começou a se destacar nas provas de campo. Atleta do ASA São Bernardo, especializou-se no lançamento do martelo, prova na qual brilhou nacional e internacionalmente durante as décadas de 1970 e 1980.


Foi recordista sul-americano, bicampeão sul-americano (1981 e 1983) e medalhista de bronze em 1977. Representou o Brasil em diversas edições do Campeonato Sul-Americano (1979, 1987 e 1991) e também em Ibero-Americanos (1988 e 2000). Sua melhor marca pessoal, 64,22 m, foi alcançada em São Paulo, em 1983 — mesmo ano em que venceu o Troféu Brasil, com 61,64 m.


Após encerrar sua carreira no alto rendimento, Ivan dedicou-se ao treinamento de atletas paralímpicos em Minas Gerais, compartilhando sua experiência e paixão pelo esporte na formação de novas gerações. Atualmente, treinava a atleta cega Izabela Campos, no lançamento do disco e no arremesso do peso.


“Bertelli foi um grande atleta e grande amigo. Quem teve o prazer de conhecer e conviver com ele sabe que estou dizendo. Muito triste essa notícia para todos nós da ASA. Vai deixar muita saudade”, destaca o presidente do ASA, Reginaldo da Silva Corrêa (Cabelo).


“Que tristeza perder esse amigo que por décadas nos acompanhou nas ações do atletismo e nas atividades sociais que promovemos pelo tempo em que convivemos. Bertelli era o "Fortão" da turma - ASA São Bernardo, ele era o protetor do grupo e tinha o respeito de todos pela força e, ao mesmo tempo, pela delicadeza; era o menino que brigava pelas nossas coisas e, também, que não continha a emoções sem chorar, tinha a sensibilidade de um cavalheiro. Falando pelo grupo, sem medo de errar. Bertelli estava em todas as nossas propostas: brincadeiras, viagens, acampamentos, ações sociais, era tempo integral”, ressalta Otaviano Caetano da Silva, professor de escolinhas de atletismo em São Bernardo de 1972 a 1979, depois treinador da Equipe ASA São Bernardo até o ano de 2017.


O corpo de Ivan Bertelli será velado e sepultado no Memorial Grupo Zelo, localizado na Avenida do Contorno, 8.657, em Belo Horizonte–MG, com homenagens programadas das 14h às 17h.


A Federação Paulista de Atletismo expressa suas mais sinceras condolências e solidariedade aos familiares, amigos e à comunidade esportiva por esta perda.



Federação Paulista de Atletismo