ADECO domina o Campeonato Paulista Sub-20 e conquista os títulos geral, masculino e feminino
7 de junho de 2026
São Paulo (SP) – A ADECO foi a grande vencedora do Campeonato Paulista Sub-20 de Atletismo, realizado neste fim de semana no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa (COTP), na capital paulista. Com uma campanha consistente e marcada por resultados expressivos em diversas provas, a equipe conquistou de forma dominante os títulos geral, feminino e masculino da competição.
Na classificação geral, a ADECO somou 252 pontos, garantindo o primeiro lugar com ampla vantagem sobre o Serviço Social da Indústria – SP (SESI-SP), que terminou com 208 pontos. A ORCAMPI completou o pódio, com 163 pontos. O Instituto Athlon de Desenvolvimento Esportivo, com 99 pontos, e a ADC SBC, com 98, fecharam as cinco primeiras posições.
No feminino, a disputa foi bastante equilibrada, mas a ADECO levou a melhor ao totalizar 120 pontos. O SESI-SP ficou muito próximo, com 118 pontos, enquanto a ORCAMPI terminou em terceiro lugar, com 91.
Já no masculino, a superioridade da equipe foi ainda mais evidente. A ADECO conquistou 132 pontos, superando o SESI-SP, vice-campeão com 90, e o Instituto Athlon de Desenvolvimento Esportivo, terceiro colocado com 72.
O desempenho da ADECO foi construído a partir de uma participação forte em diferentes setores do atletismo, somando vitórias, pódios e colocações importantes que garantiram a liderança nas três classificações. O resultado reforça a qualidade do trabalho desenvolvido pela equipe nas categorias de base e evidencia a força do clube na formação de novos talentos para o atletismo paulista e brasileiro.
Os destaques individuais do campeonato foram os barreiristas Odair Gonçalves Júnior (ADECO) e Luana Cibele Sousa Castro (SESI-SP). Odair estabeleceu um novo recorde brasileiro e sul-americano sub-20 dos 110 metros com barreiras (99,0 cm) ao registrar a excelente marca de 13.31, além de ratificar o índice para o Campeonato Mundial Sub-20 de 2028, em Oregon (EUA).
Já Luana brilhou nos 400 metros com barreiras, vencendo a prova com o tempo de 59.79, marca que a coloca na 58ª posição do ranking mundial sub-20, segunda do ranking sul-americano sub-20 e primeira do ranking brasileiro sub-20 da temporada.
O Campeonato Paulista Sub-20 de Atletismo é uma realização da Federação Paulista de Atletismo, com apoio do Ministério do Esporte e do Governo Federal, por meio de emenda parlamentar do deputado federal Delegado da Cunha.
Classificação Final
Geral
- ADECO – 252 pontos
- Serviço Social da Indústria – SP – 208
- ORCAMPI – 163
- Instituto Athlon de Desenvolvimento Esportivo – 99
- ADC SBC – 98
Feminino
- ADECO – 120 pontos
- Serviço Social da Indústria – SP – 118
- ORCAMPI – 91
Masculino
- ADECO – 132 pontos
- Serviço Social da Indústria – SP – 90
- Instituto Athlon de Desenvolvimento Esportivo – 72
Resultados de domingo:
1.500 m rasos feminino – Final por tempo
Camila Jessie Ramalho de Campos (Associação Esportiva Taubaté de Atletismo), 4:39.78
1.500 m rasos masculino – Final por tempo
Henrique Gabriel da Silva (ADECO), 3:58.70
Arremesso do peso feminino – Final
Marya Eduarda Miguel da Silva (APCEF/MG), 12,69 m
Salto em altura feminino – Final
Livia Murai (Associação Cultural Nipo-Brasileira), 1,61 m
200 m rasos masculino – Final por tempo
Henrique Costa de Carvalho (EC Praia Grande), 21.57
Salto em distância feminino – Final
Maria Clara Pereira da Silva (ORCAMPI), 5,36 m
200 m rasos feminino – Final por tempo
Victoria Campos de Almeida (EC Praia Grande), 24.03
Heptatlo
Melissa Gonçalves dos Santos (ORCAMPI), 4.531 pontos
400 m com barreiras masculino – Final por tempo
Guilherme Gonçalves Ferreira (Associação Guaribense de Incentivo ao Atletismo e ao Social), 54.12
400 m com barreiras feminino – Final por tempo
Luana Cibele Sousa Castro (Serviço Social da Indústria – SP), 59.79
Lançamento do disco feminino – Final
Emily Mariana Santos da Silva (ADECO), 41,77 m
3.000 m com obstáculos feminino – Final
Mirella Ataide Mendes (ADECO), 12:20.35
Salto em distância masculino – Final
Kayo Lucas dos Santos Dias Martins (ORCAMPI), 7,09 m
3.000 m com obstáculos masculino – Final
João Roberto Rogatto (INCAS Botucatu), 11:53.72
Foto: FF Studio/FPA
Resultados completos:
https://drive.google.com/drive/folders/18pHyYUotxzvKi3BDYZyQQ8oLG0VpUsFy
Mais informações: www.atletismopaulista.com.br
Consultoria de Comunicação e Assessoria de Imprensa da FPA
MBraga Comunicação – Marcelo Eduardo Braga – MTB 18.324
Fone: (11) 98266-6086
E-mail: [email protected]
